Cristãos centro-africanos vivem com medo

República Centro-africana

Em Kaga Bandoro, na República Centro-Africana, há um acampamento de cristãos internamente deslocados que vivem em difíceis condições. Lá, existe cerca de 18 mil cristãos que precisaram deixar suas casas por causa dos ataques e da violência vindas do grupo extremista islâmico Seleka.

A realidade de vida no acampamento é resumida a mínimas condições de moradia e poucos alimentos, o que faz com que muitos passem fome. As milhares de casas do acampamento são cabanas feitas com palha e têm os tetos cobertos de sacolas plásticas costuradas, que mal os protegem do sol e dão pouca privacidade para as famílias.
Além disso, esses irmãos não podem sair do acampamento pois correm o risco de serem atacados e mortos. “A vida para os cristãos nas áreas controladas pelo Seleka é incerta e cheia de temor e pressão”, explica o pastor Enza. Muitos deles ainda carregam o trauma e enfrentam a dor de terem perdido pessoas amadas nos ataques.

Mesmo sob essas circunstâncias, a igreja resiste. “Não estou desencorajado. Por que construiria essa igreja se estivesse? A Bíblia diz que Deus molda o seu povo em momentos difíceis. Eu ensino aos meus alunos da escola dominical a serem perseverantes. Devem ser fiéis na fé. E sim, devem perdoar. A palavra de Deus não nos ensina a orar pedindo que Deus mate os inimigos, mas para que Deus os abençoe”, diz o pastor Paul, enquanto mostra uma igreja do acampamento ao colaborador da Portas Abertas.

• Interceda pelos pastores. Que Deus os fortaleça no serviço de cuidar do povo de Deus no meio da insegurança. Ore para que Deus dê a eles coragem e sabedoria.
  • Clame ao Senhor para que, apesar dos desafios, esses cristãos perseguidos testemunhem sua fé através de suas atitudes, palavras e amor. Peça a Deus que cuide das necessidades físicas e emocionais dos irmãos centro-africanos.
  • Ore pelos cristãos que não vivem em acampamentos e correm maior risco de ataques. Peça especialmente pelas mulheres e meninas cristãs.
  • Peça ao Senhor que use a Portas Abertas para providenciar treinamentos e cuidados para a Igreja Perseguida do país, para a glória dele.